Ilustração fantasista do Mani Congo
Ntotila ne Kongo
Nzinga Nkuvu (n. ? - f. 1506 )
Em finais de 1482, quando Diogo Cão chegou ao rio Congo, reinava em Mbanza Congo, mas não se encontraram. Quatro homens da aldeia de Mpinda partiram para Portugal, de onde regressaram dois anos depois.
Na segunda viagem, em 1485, Diogo Cão vinha acompanhado dos quatro africanos que tinham aprendido português. Os navios subiram até às quedas de Yelala, na foz do rio Mpozo, afluente do rio Congo, a 180 quilómetros de Mbanza Congo, desta vez com tradutores que foram recebidos pelo Ntotila Congo Nzinga Nkuvu.
Durante a espera para se realizar a embaixada junto do rei, os homens de Diogo Cão gravaram na pedra que ali se encontra junto ao rio:
Aqy chegaram os na
vios do esclaricydo
Rey dom Joan ho se
gº de Portugall: Dº Caão
Pº Ãns Pº da Costa
Assinam: Álvaro Peres, Pedro Escobar, João de Santiago, Gonçalo Álvares, Diogo Ribeiro, João Alves, Antão.
A embaixada foi um sucesso, trocaram presentes, receberam mais homens para serem instruidos em Portugal e os padres baptizaram Nzinga Nkuvu, com o nome de João, a rainha foi baptizada Leonro e o filho mais velho, Afonso.
D. João I do Congo estabeleceu acordos com D. João II de Portugal através desta primeira embaixada de Diogo do Cão. Em 1490, regressava nova frota portuguesa composta de três navios, à foz do Mpozo.
Afonso, filho de Nkuvu, ficaria dez anos em Portugal. O seu irmão, Mpanza a Kitima, preparava-se para assumir o reino.
D. Afonso I (1506 - 1542 ou 1543)Mvemba-a-Nzinga – Mvemba-ne-Lumbu
Não sei ainda de onde vem o segundo nome?
No início, lutou e venceu o seu irmão mais novo Mpanza a Kitima, que morreu na luta pelo trono.
D. Afonso I conseguiu criar um governo prospero de influencia portuguesa monogamico e católico.
D. Pedro I (1542 – 1545)
Nkanga-a-Mvemba
Não conseguiu manter a linha governativa de Afonso I, e retomou a tradição.
D. Francisco I (1545 - 1546)
Mpudi-a-Nzinga
Aparentemente não teve filhos... ou não sobreviveram até à sua morte. Sucedeu-lhe o primo.
D. Diogo I (1546 – 1561)
Nkumbi-a-Mpudi
Sem referências - se alguém tiver alguma pista por favor enviar para pedrojaimevasconcelos@gmail.com
D. Afonso II (1561-1561)Mvemba-a-Nzinga
Foi morto.
D. Bernardo I (1561-1567)Mvemba-a-Nzinga
Invasão dos Jagas – morto em combate.
D. Henrique I (1567-1568)Mvemba-a-Nzinga
Morto em combate.
D. Álvaro I (1568 – 1587)Mpangu Nimi-a-Lukeni lua Mvemba
Volta a aparecer o título Nimi a Lukeni, usado por D. João I / Nzinga-a-Nkuvu
D. Álvaro II (1587-1614)Mpangu Nimi-a-Lukeni lua Mvemba
Usou o mesmo título do pai e lutou pelo poder.
D. Bernardo II (1614 – 1615)
Mpangu Nimi-a-Lukeni lua Mvemba
Foi morto pelos grandes do Reino.
D. Álvaro III (1615 – 1622)
Mvika-a-Mpangu Lukeni lua Mvemba
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D. Pedro Afonso II (1622-1624)
Nkanga-a-Mvika lua Ntumba-a- Mvemba
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D. Garcia Afonso I (1624-1626)Mvemba-a-Nkanga Ntinu
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D. Ambrósio I (1626-1631)Sem nome africano
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D. Álvaro IV (1631-1636)Sem nome africano
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D. Álvaro V (1636)
Sem nome africano
Só 6 meses.
D. Álvaro VI (1636 – 1641)
Sem nome africano
Faleceu em 22-2-1641
D. Garcia Afonso II (1641-1661)Nkanga-a-Lukeni
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Os reis bakongo têm mantido a linhagem ao longo dos anos, criei uma lista que vou tentar manter actualizada, partindo do trabalho realizado por Arlindo Correia que vai até 1910.
Outro link na Wikiepedia em ingles!
Porquê é que os nossos reis africanos aceitaram passivamente o #Cristianismo, visto que foi a ideologia que separou os africanos da nossa realidade espiritual??? Por quê comungaram com ideologias ocidentais??? Será ignorância ou mesmo porque como se tem dito estávamos perdidos??? O que a História contada pelos caucasianos segundo a descrição deles é real???
ResponderEliminarHouve na verdade um trabalho bem estruturado e com paciência pelos colonos, que merece mérito, a lavagem cerebral foi bem feita.
ResponderEliminarFogo os portugues forao recebido de boa fé depois virarao para comessar matar os nossos antepassado
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